AQUAMAZONIDA - APRESENTAÇÃO E DEBATE

Imprimir
Publicado em:

2017 02 23 Aquamazonida

No âmbito do Plano Nacional de Cinema, apresentou-se, no dia 23 de fevereiro, na Escola Secundária de Vila Verde, a curta-metragem “Aquamazonida”, contando também com a presença do seu realizador, João Leite.

O documentário tem 41 minutos e foi lançado no dia 13 de setembro de 2016. Um documentário que dá voz ao rio Amazonas através de lendas populares e testemunhos dos seus habitantes. Um trabalho que faz jus a todo este complexo amazónico com todos os seus povos, rios e floresta.

A sessão foi iniciada pelo Gonçalo Reis do 10ºA, com uma breve apresentação biográfica do realizador. Após as intervenções do professor Aquiles Loureiro e da professora Isabel Costa, foi a vez de dar a palavra ao Pedro Henrique do 7ºB que, sendo natural do Brasil, dinamizou a atividade contanto um pouco da sua experiência pessoal sobre as lendas dos guardiões da floresta.

Seguidamente, realizou-se um pequeno debate, moderado pela Inês Ferreira do 11ºB, entre o realizador e os alunos presentes. Foram levantadas questões técnicas, ecológicas, ambientais e até mesmo de ordem política.

João Leite acabou reforçando o papel do som no seu trabalho. Segundo ele, é necessário dar importância ao que ouvimos e prestar atenção a cada detalhe sonoro, em vez de nos focarmos apenas no aspeto visual que, com facilidade, pode ser editado. Para evidenciar essa ideia, são apresentadas ao longo da obra diversas imagens a preto e branco que obrigam o auditório a concentrar-se somente na sonoridade.

Com esta atividade, os alunos puderam familiarizar-se com o rio amazonas de uma forma simples e eficaz.

As jornalistas escolares, Joana Cunha e Vera Malheiro.

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Thursday the 30th. Working... | Home | Joomla 3 Templates Joomlaskins