Visita do Instituto "El Pomar" à ESVV

Imprimir
Publicado em:

O Instituto “El Pomar” visitou a Escola Secundária de Vila Verde

O Instituto “El Pomar” de Jerez de Los Caballeros trabalha, juntamente com a Escola Secundária de Vila Verde (ESVV) no Projeto Europeu do ERASMUS+ sobre o estudo bilingue e das novas tecnologias.

Este projeto permite que ambas as escolas desenvolvam em conjunto um programa de dois anos onde os seus professores e alunos irão partilhar experiências e trabalhar em conjunto. E irá permitir a internacionalizar as duas escolas, bem como irá permitir divulgar as duas regiões.

A IES el Pomar de Jerez de los Caballeros e a ESVV trabalham neste projeto ‘Erasmus+ Ação Chave 2, KA219’, num trabalho intitulado "La ciudadanía europea a través de la enseñanza bilingüe y las nuevas tecnologías". Dos 126 projetos espanhóis concedidos nesta modalidade e dentro da convocatória de 2017, o Instituto ‘El Pomar’ conseguiu o lugar 27º, segundo informação da Agência Erasmus+ espanhola. A iniciativa enquadra-se no programa da União Europeia e será desenvolvida até 2019 pelas duas escolas que fazem parte deste projeto.

El Instituto ‘El Pomar’ sentiu a necessidade de estudar as metodologias de ensino em idiomas estrangeiros (Português e Inglês). Neste sentido, apostou trabalhar em conjunto com a ESVV, tendo em conta os resultados do PISA (eficácia nas provas externas) de forma a poder melhorar os resultados dos seus alunos na língua inglesa e no estudo mais aperfeiçoado da língua portuguesa para que os seus alunos ao ingressarem nas empresas levem consigo mais conhecimento. Simultaneamente, o projeto, deseja melhorar as práticas docentes. Com este projeto, os alunos irão, também, ter a possibilidade de trabalharem as novas tecnologias da informação e da comunicação, fomentando o trabalho em equipa e intercultural.

Neste primeiro ano, o projeto irá centrar os seus objetivos no trabalho junto dos docentes elaborando materiais de ensino e de estratégias educacionais e na formação académica e cultural dos nossos alunos. No segundo ano, está prevista a realização de seminários formativos para os professores e partilha de aulas com grupos de alunos das duas escolas.

Será criado uma secção bilingue nas duas escolas e serão desenvolvidas as competências digitais, a melhoria das competências linguísticas, a aquisição de uma maior consciência europeia e uma melhor inserção na via profissionalizante através do plurilinguismo e domínio das novas tecnologias.

Em termos práticos, tendo em atenção o cronograma, serão desenvolvidas atividades em comum: “seminários, Job Shadowing, visitas de alunos e professores, criação de um blogue, um canal de Youtube y um código de boas práticas docentes.”

No passado dias 25 e 26 de outubro, realizou-se na ESVV uma primeira reunião transnacional na ESVV para una planificar as atividades do primeiro ano deste projeto entre a escola espanhola e a escola portuguesa. Foi ainda realizada uma visita dos docentes espanhóis e portugueses, juntamente com a o diretor e a sua equipa da direção da ESVV à Câmara Municipal de Vila Verde, onde foi realizada uma reunião com a senhora Vereadora da Educação e Cultura.

O sucesso, para os nossos alunos é do tamanho da nossa vontade!

O coordenador da Escola parceira, Luís Monteiro

 

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Saturday the 25th. Working... | Home | Joomla 3 Templates Joomlaskins