PARLAMENTO DOS JOVENS 2017

Imprimir
Publicado em:

 2017 05 22 P1080542.JPG

Nos passados dias 8 e 9 de maio, a Escola Secundária de Vila Verde esteve de novo presente na Sessão Nacional deste projeto para debater o tema desta edição “A Constituição que temos, a Constituição que queremos: desafios ao Poder Local”. Os alunos da nossa escola Filipe Fernandes (12ºG) e Cristiana Arantes (11ºF) vestiram a pele de deputados por dois dias e foram ao Parlamento defender o projeto de recomendação do distrito de Braga, bem como a aluna Beatriz Gomes do 11ºF, que participou como repórter.

No primeiro dia de trabalhos, os jovens deputados foram repartidos por diferentes comissões, presididas por deputados dos vários partidos com representação na assembleia, para votar os projetos que iriam ser discutidos no dia seguinte em plenário. Proporcionaram-nos ainda a possibilidade de assistir a um excelente espectáculo de teatro de improviso , que muito apreciamos, havendo ainda espaço para momentos de lazer e convívio durante o lanche e o jantar. No segundo dia da Sessão Nacional, o trabalho foi árduo, foram debatidas todas as medidas eleitas nas comissões parlamentares e votadas as dez que seriam entregues à Assembleia da República.

Estes foram momentos relevantes para todos os jovens candidatos a deputados que, nesta oportunidade, puderam debater diretamente com representantes de instituições políticas temas da atualidade, expondo as suas ideias ao contraditório.

Este ano a escola esteve também representada, pela primeira vez, em Lisboa no concurso Euroescola com o excelente desempenho dos alunos José Miguel Tuna Soares e Pedro Miguel da Silva Magalhães (10ºG).

Os alunos e professores da ESVV foram recebidos pelo deputado Dr. Rui Silva que nos proporcionou uma visita guiada aos vários espaços da Assembleia da República, inclusive ao seu gabinete, e que nos retratou e explicou o dia-a-dia e o trabalho de um deputado na AR.

Foram dois dias de intenso trabalho mas muito gratificantes quer pelas experiências partilhadas quer pela interacção entre os representantes dos círculos eleitorais de todo o país, de Timor e restantes comunidades dentro da Europa, evidenciando o desenvolvimento de uma cidadania responsável e valores democráticos.

Estão de parabéns todos os alunos que se envolveram desde o início do ano letivo de forma ativa neste Projeto, na Escola Secundária de Vila verde.

A coordenadora do projeto Fernanda Barbosa e a repórter Beatriz Gomes (11ºF)

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Wednesday the 20th. Working... | Home | Joomla 3 Templates Joomlaskins