PALESTRA “ANSIEDADE E DEPRESSÃO"

Imprimir
Publicado em:

 2017 02 22 Palestra Ansiedade Depressão

A ansiedade e a depressão são dois problemas muito comuns e atuais. Ao contrário do que se pensa, este tipo de problema não atormenta somente pessoas de idade adulta mas, cada vez mais, os jovens sofrem um destes dilemas ou, muitas vezes, ambos, porque embora não sejam a mesma coisa, ansiedade e depressão estão intimamente ligadas. E é muito comum pessoas com depressão sofrerem de ansiedade e pessoas com ansiedade entrarem em depressão.

Foi, então, com o objetivo de desmistificar alguns conceitos e clarificar as ideias pré-concebidas sobre estes dois tópicos que, no dia 22 de fevereiro, duas alunas do curso psicossocial organizaram esta atividade contando com a presença da Dr.ª Isabel Antunes, psicóloga no Hospital da Misericórdia de Vila Verde.

As alunas iniciaram a palestra com uma pequena encenação sobre o tema e, de seguida, passaram a palavra à Dr.ª Isabel que, talvez devido à seriedade do tema, conseguiu captar toda a atenção dos presentes. Segundo ela, “há sempre um ou vários motivos que levam a pessoa ao sofrimento e a impedem de se relacionar, porque uma história nunca é feita de quadros isolados”. Assim, toma-se como uma vitória quando o indivíduo “toma a decisão de marcar a consulta e começa por admitir que não consegue”, pois essa mudança acarreta uma evolução enorme.

Durante a apresentação, foram então explicados os diversos sintomas de ambos os problemas e demonstrado que, tal como a ansiedade, também a depressão leva as pessoas num ciclo vicioso.

No entanto, é preciso ter consciência de que há tratamento e que “existem algumas estratégias” como respirar fundo, mudar de atitude, respeitar as nossas limitações, ter pensamento positivo, valorizar e viver o presente. Num caso mais grave é necessário contactar um especialista.

No final da palestra, um dos professores presentes fez questão de congratular as alunas organizadoras da atividade e a Dr.ª Isabel, uma vez que, em todos os seus anos de trabalho, “nunca tinha participado numa palestra em que os alunos estivessem tão sossegados e atentos ao que era dito”.

As jornalistas escolares, Joana Cunha e Vera Malheiro.

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Friday the 28th. Working... | Home | Joomla 3 Templates Joomlaskins